Melhore sua exposição de produtos em 8 passos
A exposição de produtos no PDV é uma das técnicas mais importantes quando o assunto é se relacionar com seu cliente e consequentemente, vender mais. Fizemos um artigo com 8 passos para expor seus produtos de maneira mais assertiva e lucrar muito mais!
1. Limpeza e organização, sempre!
Vamos começar com o básico. O cliente deve sentir-se bem ao entrar e ao se locomover por sua loja. Por isso, esteja atento para manter o ambiente sempre limpo e com os produtos dispostos em seus devidos lugares. Isso reduz drasticamente a possibilidade de abandonos, reclamações ou desistências de compra por parte dos consumidores.
Além disso, a organização o ajuda a encontrar o que procura com muito mais facilidade, sem a necessidade de ficar dando voltas e voltas atrás do produto no PDV. Lembre-se: a experiência do cliente com sua loja irá ditar a decisão de compra. Em uma pesquisa da empresa Salesforce com mais de 8 mil pessoas, divulgada em 2020, 84% dos entrevistados afirmaram que a experiência de compra é tão ou mais importante do que o produto oferecido. Reflita: qual experiência você está fornecendo a seus clientes?
2. Separe produtos por categoria
Repetindo: o consumidor precisa ter facilidade para encontrar e identificar cada produto. Categorize os itens de maneira organizada, por finalidade de uso, por exemplo. É interessante também, em alguns casos, posicionar próximo produtos que se complementam (como parafusos e porcas, por exemplo).
Dica extra: foque expor os produtos na altura dos olhos. Essa é a altura ideal para atrair a atenção de seus clientes e, consequentemente, aumentar as chances de venda.
3. Capriche na vitrine
Dizem que a primeira impressão é a que fica, então nada melhor do que investir no seu maior cartão de visitas: a vitrine da loja. Sabemos que nem toda loja possui uma vitrine, mas, se você tiver, utilize-a para destacar seu mix de produtos, expondo itens de tamanhos e finalidades diferentes.
Mas lembre-se: sua vitrine deve ser bonita visualmente – não exagere na quantidade de produtos, para evitar transformá-la em um ambiente desorganizado, e nem deixe-a vazia. Encontre o meio termo entre atrativa e funcional.
4. Sinalize nomes e preços
Essa dica é uma das mais importantes da lista. Em meio a tantos produtos diferentes, com materiais e finalidades semelhantes, é fundamental identificar claramente cada um deles. As principais informações como preço, nome do produto e especificação técnica, devem estar escritas logo à frente da gôndola de exposição do produto para simplificar o processo de compra.
Outra dica importante: destaque produtos em promoção com etiquetas de cores diferentes e chamativas. Essa técnica é extremamente eficaz para cativar os clientes e causar uma sensação de imediatismo, também fortalecendo a compra por impulso.
5. Mantenha itens próximo ao caixa
Temos outra dica infalível: sempre instale gôndolas com produtos em embalagens avulsas, e mais baratos, próximo ao caixa. Essa técnica de exposição é muito utilizada por supermercados, e os resultados são surpreendentes. De acordo com pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), de 2017, 37% dos entrevistados compraram algo que não estava em sua lista e de que não precisavam.
6. Aposte em materiais de PDV
Displays, gôndolas, balcões e outros materiais de PDV são infalíveis na hora de deixar sua loja mais atrativa, destacar categorias específicas de produto e “guiar” os clientes pela loja de acordo com sua estratégia de vendas. Fale com a MVK para ver qual a melhor solução em PDV para sua empresa.
7. Invista em iluminação
Pode até não parecer nada de mais, mas acredite: as luzes desempenham um grande papel na percepção que seus clientes têm da sua loja. Um ambiente muito escuro, além de dificultar a procura por produtos, faz com que os clientes sintam-se menos “acolhidos” ao andarem em seu ponto de venda.
A iluminação também é fundamental na exposição de produtos. Utilize pontos de luz para chamar o olhar e destacar linhas específicas, com foco em promoções, lançamentos e produtos que precisam girar no estoque.
8. Conheça seu cliente
Você sabe o que seus clientes precisam e procuram? Sem essas informações, todas as demais dicas terão sido em vão. Pergunte e pesquise. Com essas informações, você saberá quais produtos podem ficar em foco na vitrine e no interior da loja, quais itens podem ficar próximo ao caixa, o que pode ser destacado por iluminação ou materiais de PDV.
Lembre-se: a exposição de produtos é apenas uma maneira de atrair a atenção dos consumidores – e, para isso, você precisa entender claramente o que eles querem ver.
Por fim, com grande experiência no mercado, a ALIANÇA reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.
→ Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todos os modelos de displays, prateleiras e gôndolas para seu PDV.
Expositor e display são termos frequentemente usados no contexto do merchandising e marketing de varejo.
Eles têm funções similares, mas há diferenças importantes entre eles.
Um expositor é um suporte ou estrutura usado para exibir produtos em uma loja. Eles geralmente são feitos de materiais como metal, plástico ou madeira, e podem ter prateleiras, ganchos ou outras características para exibir produtos de maneira atraente. Os expositores podem ser fixos ou portáteis, e são usados para apresentar produtos específicos ou linhas de produtos em destaque.
Já o termo "display" é usado de maneira mais ampla para se referir a qualquer elemento de merchandising visual usado para exibir produtos. Displays podem ser usados em vitrines, estandes de feiras, lojas, ou em outros locais de venda. Eles podem incluir gráficos, imagens e outros elementos visuais para atrair a atenção do cliente e destacar produtos específicos.
Dessa forma, podemos dizer que o expositor é uma categoria específica de display, sendo que o display pode ser um termo mais genérico e amplo, incluindo várias formas de exibição visual dos produtos.
Grande parte dos consumidores realiza a decisão de compra diretamente no ponto de venda. E quando este ambiente está bem organizado, apresentando produtos estrategicamente localizados, os consumidores tomam decisões com mais facilidade e são impulsionados a comprar através de uma série de gatilhos.
Se você deseja melhorar a exposição das mercadorias na sua loja para atrair mais clientes e potencializar as vendas, continue acompanhando o texto.
1 – Conheça seu público
O primeiro passo para melhorar a exposição de produtos no ponto de venda é conhecer bem o público, visto que essa informação tem grande influência na disposição dos produtos nas prateleiras.
Se o público for composto por mais mulheres, é interessante expor produtos que atraiam o público feminino perto dos caixas, por exemplo, aumentando a saída de mercadorias específicas.
2 – Crie um ambiente confortável e acolhedor
Para garantir uma boa experiência de compra aos consumidores, o estabelecimento deve ser organizado de forma a transmitir conforto ao público. Por isso, questões como a iluminação, o cenário da loja, a música ambiente, as cores e os aromas possuem grande importância no varejo.
Trabalhar o marketing sensorial e desenvolver ações para tornar o estabelecimento um local atraente e aconchegante para o público são estratégias essenciais para aumentar o volume de vendas.
3 – Organize os produtos por categoria
Além de apostar na sinalização interna e colocar placas nas prateleiras para facilitar a identificação de setores e mercadorias, o estabelecimento deve realizar a organização dos produtos de maneira lógica e por proximidade (os queijos podem ser colocados em uma prateleira próxima aos vinhos, por exemplo).
O uso de expositores de produtos, conhecidos também como displays, pode representar um importante diferencial na organização das mercadorias, já que essas ferramentas dão destaque a produtos especiais, atraindo os olhares de quem circula pelo ponto de venda.
Saiba tudo sobre displays aqui.
4 – Elabore um planograma
O planograma é um projeto gráfico que otimiza a visualização dos produtos e a organização do ponto de venda.
Esta ferramenta é uma importante estratégia para que o estabelecimento siga certos padrões de exposição e se torne visualmente atrativo para os consumidores.
5 – Abuse da criatividade
Para conquistar a atenção dos consumidores e se destacar em meio à concorrência, vale utilizar a criatividade para inovar na exposição dos produtos. Banners, faixas, móbiles e outros materiais para ponto de venda podem ser usados para dar destaque às mercadorias de forma mais atrativa.
Mas apesar dos consumidores serem bastante visuais, é importante ressaltar que excessos na comunicação no pdv podem confundir o público.
Por fim, com grande experiência no mercado, a Aliança reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.
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O termo sustentabilidade vem, cada vez mais, ganhando espaço dentro das empresas e, dessa maneira, está se tornando uma das principais tendências no mercado mundial. A sua definição é composta por três pilares, os quais abordam os âmbitos: social, com foco na qualidade de vida das pessoas; econômico, visando o desenvolvimento econômico; e ambiental, que tem como objetivo a preservação do meio ambiente. Visto que cada um trata de um contexto diferente, é essencial que os pilares caminhem juntos, pois é mediante a estes que se avalia a sustentabilidade de uma empresa. Contudo, perante às complicações ambientais que o planeta está enfrentando gradativamente, neste artigo vamos falar a respeito da sustentabilidade ambiental nas empresas.
Mesmo sendo um assunto tão evidente no contexto atual, poucos têm uma explicação clara e precisa sobre o tema e acabam não sabendo de que maneira aplicar na prática. Logo, o que é a sustentabilidade ambiental e como aplicá-la no seu negócio?
A sustentabilidade ambiental nas empresas está relacionada às atividades praticadas por elas que visam a preservação do meio ambiente, como por exemplo: o uso dos recursos naturais de forma responsável, diminuição da poluição, reutilização de materiais, entre outros. Além disso, a sua empresa também vai estar contribuindo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mas o que é isso?
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) traçou objetivos, que devem ser atingidos até 2030, a fim de realizar mudanças efetivas para futuro do mundo em prol de melhorar e erradicar alguns dos problemas que assolam o planeta e a sociedade atual, os quais atingem os três pilares da sustentabilidade. Os ODS têm grande importância na formação e no fortalecimento de uma cultura de responsabilidade sustentável na sociedade em geral. Ao todo, somam em 17 as metas que compõem os objetivos, sendo alguns deles voltados à sustentabilidade ambiental.
Com isso, ao adotar uma metodologia que coincide com tais objetivos, as instituições colaboram com um papel importante no cuidado da humanidade, da natureza e dos recursos naturais do planeta.
As práticas sustentáveis não devem ser encaradas como uma simples obrigação, mas como algo genuíno e, além disso, parte da estratégia das empresas. Existem diversas vantagens ao implementar hábitos sustentáveis no meio empresarial, como:
.Ter um diferencial em relação aos concorrentes e, com isso, ganhar vantagem competitiva.
.Melhorar a imagem da empresa e gerar credibilidade.
.Atender às demandas da tendência sustentável do futuro.
.Estimular a inovação, adaptando os serviços e produtos aos requisitos dos consumidores cada vez mais exigentes.
.Atrair novos mercados e investidores.
.Colaborar com os ODS.
Um aspecto relevante é o aumento da atenção e preocupação das pessoas em relação às práticas de sustentabilidade das empresas. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos consumidores brasileiros preferem obter produtos de empresas sustentáveis. Além disso, de acordo com a PwC, 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos e preocupados com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade.
Com este assunto em alta, dá-se muito foco ao marketing verde, tabém chamado de ecomarketing. Esse termo, que surgiu da pressão dos consumidores que exigiam uma conduta de conscientização por parte das empresas, é uma estratégia de marketing focada em ações que preservam e favoreçam o meio ambiente, seja na produção, na divulgação do produto ou serviço ou no posicionamento da empresa em relação ao assunto e, a partir disso, demonstrar que a sua organização possui consciência ecológica, o que, na atualidade, é algo praticamente indispensável e acaba atraindo um novo nicho de consumidores que compartilham da mesma mentalidade ecológica.
O termo sustentabilidade vem, cada vez mais, ganhando espaço dentro das empresas e, dessa maneira, está se tornando uma das principais tendências no mercado mundial. A sua definição é composta por três pilares, os quais abordam os âmbitos: social, com foco na qualidade de vida das pessoas; econômico, visando o desenvolvimento econômico; e ambiental, que tem como objetivo a preservação do meio ambiente. Visto que cada um trata de um contexto diferente, é essencial que os pilares caminhem juntos, pois é mediante a estes que se avalia a sustentabilidade de uma empresa. Contudo, perante às complicações ambientais que o planeta está enfrentando gradativamente, neste artigo vamos falar a respeito da sustentabilidade ambiental nas empresas.
Mesmo sendo um assunto tão evidente no contexto atual, poucos têm uma explicação clara e precisa sobre o tema e acabam não sabendo de que maneira aplicar na prática. Logo, o que é a sustentabilidade ambiental e como aplicá-la no seu negócio?
A sustentabilidade ambiental nas empresas está relacionada às atividades praticadas por elas que visam a preservação do meio ambiente, como por exemplo: o uso dos recursos naturais de forma responsável, diminuição da poluição, reutilização de materiais, entre outros. Além disso, a sua empresa também vai estar contribuindo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mas o que é isso?
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) traçou objetivos, que devem ser atingidos até 2030, a fim de realizar mudanças efetivas para futuro do mundo em prol de melhorar e erradicar alguns dos problemas que assolam o planeta e a sociedade atual, os quais atingem os três pilares da sustentabilidade. Os ODS têm grande importância na formação e no fortalecimento de uma cultura de responsabilidade sustentável na sociedade em geral. Ao todo, somam em 17 as metas que compõem os objetivos, sendo alguns deles voltados à sustentabilidade ambiental.
Com isso, ao adotar uma metodologia que coincide com tais objetivos, as instituições colaboram com um papel importante no cuidado da humanidade, da natureza e dos recursos naturais do planeta.
As práticas sustentáveis não devem ser encaradas como uma simples obrigação, mas como algo genuíno e, além disso, parte da estratégia das empresas. Existem diversas vantagens ao implementar hábitos sustentáveis no meio empresarial, como:
.Ter um diferencial em relação aos concorrentes e, com isso, ganhar vantagem competitiva.
.Melhorar a imagem da empresa e gerar credibilidade.
.Atender às demandas da tendência sustentável do futuro.
.Estimular a inovação, adaptando os serviços e produtos aos requisitos dos consumidores cada vez mais exigentes.
.Atrair novos mercados e investidores.
.Colaborar com os ODS.
Um aspecto relevante é o aumento da atenção e preocupação das pessoas em relação às práticas de sustentabilidade das empresas. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos consumidores brasileiros preferem obter produtos de empresas sustentáveis. Além disso, de acordo com a PwC, 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos e preocupados com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade.
Com este assunto em alta, dá-se muito foco ao marketing verde, tabém chamado de ecomarketing. Esse termo, que surgiu da pressão dos consumidores que exigiam uma conduta de conscientização por parte das empresas, é uma estratégia de marketing focada em ações que preservam e favoreçam o meio ambiente, seja na produção, na divulgação do produto ou serviço ou no posicionamento da empresa em relação ao assunto e, a partir disso, demonstrar que a sua organização possui consciência ecológica, o que, na atualidade, é algo praticamente indispensável e acaba atraindo um novo nicho de consumidores que compartilham da mesma mentalidade ecológica.
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